Você tem preconceito contra os animais? Considera eles inferiores?

O Especismo é o preconceito do ser humano em relação aos outros animais, é o ato de desconsiderar a importância e os direitos de um animal apenas pelo fato dele não ser pertencente a espécie humana.

Não levar a sério os direitos de um grupo com base nas suas diferenças, diferenças essas que nada interferem na senciência, interesses, vontades e direitos naturais dessas pessoas, é uma premissa básica e comum aos diversos preconceitos existentes na atualidade, como machismo, racismo, homofobia, transfobia e outros.

Do ponto de vista ético, é tão estúpido e errado dizer “é correto matá-lo porque ele não pertence à minha orientação sexual”, quanto dizer “é correto matá-lo porque ele não pertence à minha espécie”.

 

especismo-veganismo-machismo-homofobia-sexismo-campanha-seja-vegan-direitos-animais-libertacao-animal

 

OS DOIS TIPOS DE ESPECISMO
Especismo é a discriminação contra as outras espécies de animais e pode possuir duas vertentes, uma totalmente reacionária (o especismo elitista) e outra totalmente romantizada e disfarçada de ‘boazinha’ (o especismo seletivo).

Considerar que o ser humano é o único animal importante e merece ser feliz, enquanto, todos os outros “apenas existem”, não se importando com seu bem-estar e direitos é a expressão de ódio máxima do Especismo, essa é a vertente chamada Especismo Elitista.

Exemplo prático de pensamento e atitude: “Para esses humanos (especistas elitistas) nenhuma espécie importa, nenhum animal não-humano importa, somente os humanos importam (“e olha lá”), acredita-se que o homem é o rei da Terra, um Deus cruel, todo soberano e que possui o “direito” de explorar todas as espécies que quiser pelo motivo que quiser”.

Em contrapartida, o Especismo Seletivo, seleciona algumas espécies para serem protegidas, “amadas”, idolatradas, enquanto outras continuam a deriva do abandono, sofrimento, violência e escravidão.

A omissão de valores e direitos diferentes para espécies diferentes de animais é fruto do pensamento especista que legitima o uso, a escravidão e toda a violência nas outras espécies de animais.

Esse é o Especismo seletivo, que é o mais comum dos Especismos, e praticado pela quase totalidade da sociedade.

Exemplo prático de pensamento e atitude: “O Especismo seletivo manifesta-se quando as pessoas esbravejam-se para defender animais bonitinhos (segundo os padrões midiáticos humanos), animais próximos (cães e gatos), animais bonitinhos à beira da extinção, entre outros.”

Não existe problema algum em defender esses animais, o problema é só defender eles. Na sociedade ocidental, cães e gatos são vistos pela maioria da sociedade humana como os únicos animais que merecem respeito e direitos, todas as outras espécies, principalmente, as espécies ditas “de consumo” ou “de laboratório” tem seus interesses e direitos negados, como porcos, galinhas, pintinhos, ovelhas, vacas, bois, coelhos, ratos, etc.